Comunicação

Totem

Importância da Opinião Pública

sábado, 7 de novembro de 2009 by Totem

Vários fatos indicam a importância que os públicos de uma empresa exercem, afinal, refletem em comportamentos na vida em corporação. Neste domínio a comunicação designa-se como uma compreensão permanente, que interferem e fazem parte das decisões nas organizações, envolvendo o público como responsável por criar a imagem positiva ou negativa da organização. Esse fundamento é datado de séculos ao qual convivemos, é claro que desde a antiguidade a influência que a opinião pública reflete na sociedade e posteriormente podendo ser reafirmadas nos dias atuais no contexto das organizações.

A liberdade de expressão é direito de todos - público ou empresa - não há monopólio da informação, e direito a expor idéias e posições, sobre vários assuntos. A opinião representa-se por uma agregação, necessitando que seja objetiva, compõe-se de opiniões diferentes, que por meio de discussões levam os integrantes a um consenso, por isso é de grande valor a opinião de todos os grupos.


No entanto, pode ocorrer o contrário - a manipulação da opinião pública - em vista do bem para a instituição. Há diversas empresas que se empregam variados artifícios como propagandas e marketing chamativo para ocasionar seus públicos de interesse para próximo de si, influenciando suas opiniões e idéias sobre seus produtos. O que passa a ser uma “manipulação da opinião pública”, abandonando a liberdade de expressão, tornando assim, uma estratégia de articulação perante o público-alvo. Em busca exclusivamente dos interesses próprios da empresa.

Novos modelos são colocados em prática a todo instante, avaliando desta forma a organização como senso a comunicação na formação na opinião pública. Nessa visão fica claro que a comunicação é um procedimento de construção de idéias, onde o emissor e o receptor interagem, com o intuito da troca de informações, almejando conseguir um objetivo único e satisfatório a ambos os lados.




Suellen Rosinha

Filed under having  

1 comentários:

mario gonçalves disse...

É nojenta a forma como a SIC NOTICIAS aborda as notícias nacionais , será que temos que levar com esta programação de trampa o tempo todo ou é porque o canal não tem dinheiro como consta para fazer novos programas . Por favor não chega ja a dislexia dos locotores como a repetição constante das notícias dos incêndios que so servem para alegrar os piromanos , finalmente aconteceu outra desgraça para poderem deixar os incêndios .
Por favor Sr Director pagamos para ter outra programação.
Obrigado